Muitos acreditam que, depois de suar na malhação, ganham licença para se dar ao capricho de fazer um lanchinho.

Mas, na prática, as contas não são tão fáceis: é muito fácil superestimar quantas calorias queimamos em uma sessão e subestimar as calorias que um lanche tem.

O resultado é que muita gente (cerca de 68%, de acordo com um estudo coordenado por um pesquisador da Universidade Estadual do Arizona) que quer perder peso fazendo exercício, na realidade, acaba ganhando uns quilinhos a mais.

Por isso, o BBC Future recorreu à tabela da Escola de Medicina de Harvard, que mostra quantas calorias se queimam em cada tipo de atividade, desde sexo até ciclismo de longa distância.

Com essa informação, comparamos exatamente quanto custa queimar seus lanchinhos preferidos.

Mas atenção: os dados exatos variam de pessoa para pessoa. Os dados abaixo se referem a uma pessoa de 70 quilos.

Comparado ao ato de dormir, em que também se queimam calorias, até atividades simples como sentar-se em frente ao computador, mascar chiclete ou ler um livro são equivalente a comer alguns modestos snacks.

Você pode se surpreender ao saber que poucas calorias se queimam durante atividades aparentemente energéticas como sexo, ou quantos quilômetros têm que correr para queimar um hambúrguer com batata frita.

O exercício oferece muitos benefícios além da perda de peso, obviamente. Mas, se você quer manter a forma, é bom conhecer os fatos antes de ir à academia ou atacar a despensa.