O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesse domingo (24) que foi diagnosticado com Covid-19. Segundo o mandatário, que tem 63 anos, seus sintomas são leves.

“Lamento informar que estou infectado com a Covid-19. Os sintomas são leves, mas já estou em tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Todos nós vamos seguir em frente”, escreveu López Obrador em sua conta no Twitter.

O presidente mexicano informou que seguirá trabalhando de casa. López Obrador disse que conversará nesta segunda-feira (25) com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a aquisição de uma das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Rússia, a Sputnik V.

No ano passado, o chefe do Executivo mexicano disse que tentaria adquirir 12 milhões de doses da vacina russa caso ela se mostrasse eficaz.

O México ainda não aprovou o imunizante. Mas o país quer expandir o programa de vacinação que, atualmente, é feito com as vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca/Oxford.

A Sputnik V já recebeu autorização de uso em outros países, como a Argentina. Na semana passada, a Hungria tornou-se a primeira nação da União Europeia a aprovar o uso do imunizante.

No Brasil, a Anvisa ainda aguarda os ensaios da fase 3 de testes para decidir se aprova do uso emergencial da substância.

O México registrou mais de 1,75 milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. O número de mortes confirmadas no país, de 149.614, é um dos mais altos do mundo –atrás apenas de EUA, Brasil e Índia.

Na Cidade do México, a cidade mais afetada, quase 30 hospitais públicos relatam ter atingido 100% da capacidade de atendimento.