A Delegacia Estadual de Investigações Criminais - DEIC, por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes - GREF, após nove meses de investigações conseguiu desarticular uma Associação Criminosa responsável por causar prejuízo milionário, através da aplicação de um golpe conhecido por " Arara". 

O golpe consiste em adquirir empresas em nome de "laranjas", através das quais são contraídas dívidas originárias das mais variadas negociações, que nunca serão quitadas.

As investigações revelaram que no mês de setembro de 2015, o grupo criminoso se instalou na região metropolitana de Goiânia em uma mansão alugada e começaram a colocar em prática o golpe que foi friamente planejado, com data certa para ser concluído. Os criminosos adquiriram três empresas já em operação no mercado há vários anos e abriram mais uma filial, uma loja do ramo de vidraçaria e as outras de calçados. Após realizarem a transferência para o nome de "laranjas", aproveitaram do crédito que as empresas possuíam no mercado e começaram a realizar inúmeras compras, não só de produtos relacionados a atividade das empresas, mas de tudo que pudessem gerar vantagem econômica para a associação criminosa como automóvel, caminhão, motocicleta, quadriciclo, lancha, etc...

O grupo permaneceu na capital por cinco meses, tendo chegado a alugar um galpão para ocultar os produtos e bens adquiridos de forma fraudulenta. Após acumularem o valor de mais de R$ 1.000.000,00 ( Um milhão de reais ), os golpistas desapareceram da noite para o dia sem deixar pistas as vítimas, levando todos os produtos obtidos de forma fraudulenta, tendo inclusive abandonado as lojas causando prejuízo também aos funcionários. 

Os integrantes da associação criminosa, que inclusive utilizavam nomes falsos, foram presos nos Estados do Paraná e Santa Catarina, de onde são originários, sendo que os cabeças do grupo levavam uma vida de luxo, se tornando empresários com o dinheiro dos golpes. Foram presos em Joinville - SC: Robson Carlos Rabelo - vulgo " Felipe" (33 anos) e Márcio de Almeida (38 anos), que são os cabeças; em Florianópolis - SC: Carla Luciene Militão Haag - vulgo "Karen" (43 anos); e em Londrina - PR: Odair Pedro da Silva, vulgo "Walter" (54 anos), o qual já possuía em seu desfavor dois Mandados de Prisão e se preparava para aplicar outro golpe com os mesmos modus operandis naquela cidade.