A Pfizer e a Moderna estão testando suas vacinas do coronavírus contra a variante do vetor da Covid-19 que surgiu no Reino Unido. A informação da CNN norte-americana.

A Moderna aposta que seu imunizante dará proteção contra a nova cepa do vírus. Realizará mais testes nas próximas semanas para confirmar a hipótese, disse à CNN.

Já a Pfizer disse que está “gerando dados” a qualidade de amostras de sangue de pessoas imunizadas com sua vacina que “podem ser capazes de neutralizar a nova linhagem do Reino Unido”.

Em entrevista coletiva realizada no sábado (19), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, justificou o aperto das medidas no Reino Unido dizendo que a nova cepa “pode ser até 70% mais transmissível do que a variante antiga”. “Mas nada indica que seja mais letal ou que cause uma forma mais grave da doença”, ponderou o premiê.

O número de casos está aumentando no Reino Unido. Nos últimos 7 dias, foram registrados cerca de 40% a mais de casos em relação à semana anterior.

O RT, que é a taxa de transmissão do vírus, é estimado de 1,1 a 1,2. Para que a transmissão esteja em declínio, é preciso que esse número seja menor que zero. O Reino Unido acumula mais de 2 milhões de casos de Covid-19.