O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (25) a brasileira Cristiane Murray como nova vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé.

A indicação segue a renovação dos nomes à frente da comunicação do Vaticano. A brasileira trabalhará ao lado do novo diretor, Matteo Bruni, que assumiu o cargo no último dia 22 de julho.

“Recebi essa nomeação com muita emoção. Para os jornalistas e todos colegas do Dicastério para a Comunicação é um grande reconhecimento do nosso trabalho no dia a dia, levando ao mundo o Evangelho, a mensagem do Papa e da Igreja”, declarou Murray.

Nascida em 10 de março de 1962 no Rio de Janeiro, Murray é formada em administração de Empresa e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela entrou na Rádio Vaticano em 1995 e desde então faz parte da equipe brasileira que transmite programas diários para todo o território nacional e administra o Portal Vatican News em português, além de atualizar as redes sociais.

A partir de 2018, a carioca começou a se dedicar ao compromisso da Igreja na Amazônia e colaborou com a secretaria geral do Sínodo dos Bispos na preparação da Assembleia Especial, que acontecerá entre 6 e 27 de outubro deste ano para encontrar “novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

“Trabalho há mais de um ano na preparação da assembleia sinodal para a Amazônia. Asseguro a todos o meu compromisso, o meu esforço e o meu entusiasmo”, acrescentou.

A brasileira é casada e tem dois filhos. Ela fala português, italiano, inglês, espanhol e francês.

“Sou grato ao Santo Padre por ter escolhido a colega brasileira Cristiane Murray para a vice direção da Sala de Imprensa da Santa Sé”, declarou o diretor editorial do Dicastério do Vaticano para a Comunicação, Andrea Tornielli.

Segundo Tornielli, ela “tem sido um recurso importante para a rádio Vaticano” e, “mais uma vez, o profissionalismo interno é reconhecido”. “Estou certo de que a competência dos cristãos será inestimável para o trabalho da Sala de Imprensa da Santa Sé”.

Com a nomeação de Murray, a estrutura do Dicastério para a Comunicação fica completa. “A escolha de uma mulher com raízes no Brasil e um olhar aberto para o mundo testemunha o desejo de construir uma equipe que saiba falar a linguagem daqueles que nos ouvem”, declarou o prefeito do departamento, Paolo Ruffini.

Para o religioso, “Cristiane, que trabalha há tantos anos na mídia vaticana e cujo profissionalismo e humanidade sempre foram apreciados, dará uma contribuição fundamental de inteligência, sensibilidade, memória e projeto no serviço que todos juntos procuramos oferecer à Igreja”.

No último dia 18 de julho, o papa Francisco já havia nomeado Matteo Bruni como o novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. O anglo-italiano assumiu o cargo que era ocupado interinamente por Alessandro Gisotti.