O papa Francisco criticou neste domingo (3) as pessoas que deixaram seus países durante o descanso de fim de ano para escapar de restrições impostas pelos governos como forma de evitar a propagação do coronavírus.

Durante o tradicional discurso em que entrega a bênção semanal no Vaticano, o pontífice disse que leu notícias de jornal sobre pessoas que pegavam voos para escapar das regras e buscar diversão em outros lugares.

"Eles não pensaram nos que estavam ficando em casa, nos problemas econômicos de muitas pessoas que goram atingidas pelo lockdown, nos doentes. Pensaram apenas em sair de férias e se divertir. Isso realmente me entristeceu", afirmou o líder católico.

Francisco falou ainda sobre "a tentação de cuidar apenas de nossos próprios interesses" e pediu mais responsabilidade coletiva.

"Não sabemos o que 2021 nos reserva, mas o que todos nós podemos fazer juntos é nos esforçarmos um pouco mais para cuidar uns dos outros", disse.

Em circunstâncias normais, a bênção do Angelus é dada de uma janela com vista para a Praça de São Pedro, mas o Vaticano mudou o evento para dentro da biblioteca do Palácio Apostólico como forma de evitar aglomerações.