Uma página no Facebook tem dado o que falar. Denominada de “Movimento Pela Reforma de Direitos”, a fã page, que tem cerca de 500 curtidas, afirma lutar pelo fim dos privilégios para deficientes. A placa foi instalada na Rua Santa Cecília, no bairro Vista Alegre, na capital paranaense. Não há detalhes sobre a página criada há menos de 24 horas que diz que há uma petição pública online em aberto. O grupo defende o fim das cotas em concursos públicos, dos direitos a isenção de impostos na compra de automóveis e da gratuidade em programações culturais para os deficientes.

Em um dos posts, o perfil explica sua causa. “Você fica meia hora dentro de um estacionamento de shopping procurando um lugar pra estacionar e não acha uma vaga livre. Aí, você passa por aquele monte de vagas com um símbolo azul no chão, todas esperando pra serem ocupadas. Mas não, você não pode! É daquele deficiente que nem vai usar! Aí, passa mais uma hora e a vaga está lá, sem ninguém pra ocupar. E a sua vaga, cadê? E o seu direito?”.

Muitos seguidores ficaram indignados publicações e deixaram comentários de repúdio.  “Incitar ódio à pessoa com deficiência é crime passível de multa e reclusão. Está no artigo 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei Brasileira de Inclusão (LBI). E tem mais: se qualquer dos crimes previstos é cometido por intermédio de meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza, a pena é dois a cinco anos e multa,” escreveu um internauta.

Outro usuário da rede social afirmou: “quando vc acha que se chegou ao ápice da imbecilidade algumas topeiras acéfalas criam mais uma. Assustador a total ‘falta de senso de noção’ destes imbecilóides”.

Em outra postagem os donos da página escreveram: “Você estuda por anos, dedica-se, vai bem na prova. Aí chega a lista e você perdeu seu futuro profissional por causa de uma cota. Coloque-se no lugar de quem passa por isso e pense: é justo?”

Indignado, um homem comentou numa das publicações da página que “alguém poderia dar uma voadora na coluna deste sujeito... Aí ele vai poder usufruir de todas essas ‘regalias’".

Alguns internautas desconfiam de que a página seja fake ou alguma peça publicitária. “Isso é fake ou campanha publicitaria com revira-volta... primeiro choca o mundo depois fala que era pra chocar mesmo pra gente sentir na pele num sei o que... tomara que seja isso”, desabafou.