A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Soldner em Goiás, no Tocantins, no Distrito Federal e outros quatro Estados. Foram expedidos 58 mandados judiciais para a operação, sendo dez de prisão, 19 de busca e apreensão e 29 conduções coercitivas - dois para ser cumpridos no Tocantins.

De acordo com informações divulgadas pela TV Anhanguera, foi cumprido um mandado condução coercitiva em Palmas e o suspeito vai acompanhar as investigações em liberdade. A PF tentou cumprir o outro mandado em Paraíso do Tocantins, 63 km da Capital, mas não teria encontrado o suspeito.

A operação tem como objetivo combater uma quadrilha especializada no comércio ilegal de pedras preciosas e minério. O termo Soldner faz referência a mercenários para quem o valor do dinheiro é capaz de suprimir os próprios valores morais.A estimativa é que movimentação do grupo, ao longo da investigação, tenha sido de R$ 500 milhões.

A investigação teve início após uma denúncia de que os envolvidos estavam comercializavam urânio para grupos extremistas que podem estar envolvidos com o terrorismo. A PF identificou que o minério e as pedras preciosas seguiam uma rota que passava por Portugal, Bélgica e Israel, tendo como destino final Dubai.

Entre os suspeitos presos estão comerciantes de joias, empresários e autônomos. Os investigados responderão por crimes que vão desde a usurpação de matéria-prima da União a crime de formação de organização criminosa, dentre outros crimes correlatos.

 

Atualizada às 13 horas