Uma operação integrada entre as polícias Militar, Rodoviária Federal, e Polícia Federal deflagrada na madrugada desta quarta-feira (22), visa desarticular uma organização criminosa especializada no roubo de cargas de alto valor.

Segundo a Polícia Federal (PF), participam da operação cerca de 350 policiais. Ao todo estão sendo cumpridos 82 mandados judiciais, sendo 37 de prisão preventiva, 14 de condução coercitiva e 31 de busca e apreensão em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista, Leopoldo de Bulhões, Alexânia, Morrinhos, Campos Belos, em Goiás, além do Distrito Federal.

A quadrilha tinha estrutura, como uniformes e coletes para montar barreiras onde os veículos eram roubados. A investigação apontou um esquema de roubo de carga financiado por empresários de inúmeros ramos do comércio, incluindo desde postos de combustíveis até supermercados e distribuidoras de alimentos e bebidas.

Os financiadores pagavam em torno de 50% do valor da carga aos criminosos, que depois era vendida em estabelecimentos comerciais como se fosse mercadoria legalmente adquirida. A organização criminosa chegou, inclusive, a fazer falsas barreiras se utilizando de coletes de fiscalização e de veículos equipados com sirenes e giroflexos.

O grupo avaliava a carga de cada caminhão parado e, quando deparava com uma carga de alto valor, anunciava o assalto. Para facilitar a ação, utilizavam-se de equipamentos de alta tecnologia evitando, assim, que o veículo fosse rastreado.