A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou nesta 4ª feira (6.out.2021) o amplo uso da vacina RTS,S/AS01, contra a malária. O grupo alvo serão crianças na África subsaariana ou em outras regiões de nível moderado a alto de transmissão.

Nos últimos anos, a OMS registrou uma certa estagnação nos avanços para conter a doença. A RTS,S/AS01 é a 1ª vacina recomendada para ampla utilização e deve seguir um cronograma de 4 doses em crianças com mais de 5 meses de vida.

A recomendação é baseada nos resultados de um programa piloto ainda em andamento no Quênia, em Gana e em Malawi, que já administraram mais de 2,3 milhões de doses. Mais de 800 mil crianças forma vacinadas desde 2019. O programa continuará nos 3 países para que o valor da 4ª dose da vacina seja compreendido e para medir o impacto a longo prazo nas mortes infantis.

“Esse é um momento histórico. A tão esperada vacina contra a malária é um avanço para a ciência, para a saúde infantil e para o controle da malária. Usar essa vacina como a principal entre as medidas já existentes para a prevenção da malária pode salvar dezenas de milhares de vidas jovens todos os anos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Segundo dados do programa, houve uma redução de 30% em casos de malária severa até mesmo em locais com acesso a diagnóstico e tratamento e que usam mosquiteiros com inseticida, uma das principais ferramentas para a prevenção.