A presidiária Vania Basílio Rocha, condenada a pouco mais de 8 anos por matar o ex-namorado com 11 facadas durante o ato sexual, foi agredida por outra detenta na terça-feira (19), no presídio feminino de Vilhena (RO). O motivo da agressão não foi revelado.

De acordo com a direção da unidade, Vania estava no banho de sol quando foi atingida por trás com socos, caiu no chão e ficou machucada nos joelhos. A agressora, de 39 anos, também cumpre pena por homicídio e não é da mesma cela de Vania.

A vítima tentou registrar o caso na delegacia, mas o sistema não estava funcionando. Ela deve voltar hoje (20) na delegacia para tentar registrar. O diretor do presídio, Alexsandro Pereira, afirmou que irá instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e em até 30 dias deve ser encaminhado ao judiciário.

De acordo com Alexandre, Vania, que divide a cela com mais sete presas, "apresenta comportamento normal. Estuda, participa de cursos e faz tratamento psiquiátrico”.

Morte
Em entrevista ao G1, Vania confessou que matou o ex-namorado, Marcos Catanio Porto, quando ligou para ele no dia 30 de dezembro de 2015, e disse que queria encontrá-lo para se despedir, já que iria mudar para outro estado.

A vítima aceitou receber a ex-namorada em casa e no quarto dele, durante as preliminares sexuais, ela tirou uma faca de cozinha dentro da bolsa e esfaqueou Marcos no pescoço, abdômen, braços, mão e pernas.

"Eu tapei o olho dele. Aí peguei a faca e meti nele. Ele reagiu e veio para cima de mim e eu fui para cima dele também. Eu enforquei ele e aí comecei a meter [facadas] em outras partes do corpo dele. Daí, ele gritou socorro e a porta estava trancada. O irmão dele quebrou a janela. Quando o irmão dele entrou, ele já estava quase morrendo. Fiquei olhando olho no olho até ele morrer", contou Vania.

Rede social
Depois da prisão de Vania, internautas criticaram uma das postagens dela no Facebook, um texto de um blog com o título: "eu não fui uma má namorada, você que me tornou". Na rede, as pessoas comentaram "imagina se fosse boa", disse um jovem. "Louca, psicopata, parece que estava possuída pelo demônio", acrescentou outra pessoa. 

IML
De acordo com a Polícia Civil, a perfuração de faca no pescoço foi a que causou a morte do rapaz.

Doente
Os laudos médicos indicaram que Vania é sociopata. Mesmo com o resultado, o TJ-RO afirmou que ela não poderia ser isenta de responder por seus atos judicialmente, pois "apresentou plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato". Com isso, ela foi considerada semi-imputável, e levada a júri popular.