Pelo menos 20 localidades de Salvador estariam sendo evitadas por motoristas do Uber por causa de medo. Eles estariam desligando o aplicativo para não receber chamadas, como mostrou reportagem do O CORREIO. O jornal chegou a ouvir dez motoristas da plataforma digital que fizeram uma relação dos bairros onde eles preferem ficar off-line.

Apenas motoristas que já moram em determinadas localidades, consideradas de risco, estariam aceitando as chamadas oriundas dessas áreas. 

O presidente da Associação dos Motoristas Particulares da Bahia (Amop-BA), Deivison Fraga da Silva, afirmou que a associação está mapeando lugares perigosos a partir dos relatos dos motoristas. “Levaremos para o setor de segurança da Uber e tentamos apoio da PM. Estamos em fase de estudo”, explica.

Já alguns motoristas adotaram algumas medidas para ir nas regiões consideradas perigosas. O aposentado Agmar Chaves, 71, que dirige Uber há três meses, afirma que só faz corridas nessas áreas durante o dia. Ele diz que procura fazer contato com passageiros por telefone e optar por pessoas que utilizem o cartão como forma de pagamento.

A Uber informou que motoristas são considerados autônomos e têm flexibilidade e ficam livres para trabalhar onde e por quanto tempo quiserem. Sobre o assunto, a empresa disse que não se manifestaria sobre o assunto