Um novo ato contra o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), no Centro do Rio de Janeiro. Manifestantes carregaram cartazes pedindo justiça. A morte do jovem estudante Edson Luís, morto durante operação comandada pelo exército, em 1968, também foi lembrada.

Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório

Marielle foi assassinada no dia 14 de março, junto com o seu motorista, Anderson Gomes, no bairro do Estácio, região Central do Rio. A manifestação foi batizada de "Por Marielle e Edson Luís! Contra a Intervenção, Pela Educação!".

O vereador Renato Cinco (PSOL) se pronunciou pelas redes sociais, dizendo que o ato foi organizado por movimentos estudantis, da favela e pela memória, verdade e justiça para lembrar os assassinatos de Edson Luís e da colega vereadora.

Edson Luís de Lima Souto, 17 anos, era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil do Calabouço, em 28 de março de 1968, quando o local foi invadido por policiais militares. Seu assassinato marcou o início de um ano de intensas mobilizações contra o regime militar no Brasil.