O leão Dudu, do Jardim Zoológico de Brasília, morreu aos 22 anos, nessa quarta-feira (9). O laudo da necropsia apontou que Dudu sofria de enfisema pulmonar, cálculo na vesícula e nódulos no fígado, segundo o Correio Braziliense.

Criado em cativeiro, Dudu já tinha superado em dois anos sua expectativa de vida e apresentava problemas de locomoção, de visão, nas funções hepáticas, de incontinência urinária, de mastigação e inconsciência.

Em maio, o quadro clínico do felino se agravou e a jaula dele estava isolada para que Dudu não fosse incomodado pelos visitantes. Há dois meses, ele teve sua área de vivência reduzida. Em uma decisão conjunta, o corpo técnico da entidade e a diretoria decidiram, por unanimidade, sacrificar o animal.

Este é o segundo animal que morre na instituição em menos de 10 dias. O leão Dengo morreu em decorrência de Aids felina em 29 de maio. Vítima de maus tratos até 2011, o felino superou sua expectativa de vida também em dois anos e estava com 16 anos, se comparada a humana, ele estaria com uma média de 72 anos.