A juíza plantonista da comarca de Abadiânia, Marli de Fátima Naves informou que irá repassar, ainda nesta sexta-feira (4) informações sobre o estado de saúdo de João Teixeira de Faria, de 77 anos, o João de Deus. A solicitação foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli nesta quinta-feira (3) e o prazo dado foi de 48 horas para repasse das informações. Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o médium está se alimentando bem e a pressão e a glicemia estão normais. A diretoria informou ainda que ele passou a noite sem intercorrências. 

A solicitação foi feita porque é com base nas informações repassadas ao Supremo que o ministro irá decidir sobre o pedido de liberdade (Habeas Corpus) feito pela defesa do médium, diagnosticado com infecção urinária.  “Oficie-se, com urgência, mediante fax ou e-mail, ao juízo de Direito da Vara Única de Abadiânia/GO para que, colhendo informações junto ao Núcleo de Custódia onde ele se encontra recolhido, informe à Corte, em até 48 horas, a sua atual condição, bem como se o estabelecimento em questão oferece assistência e tratamento médicos adequados à situação”, decidiu Toffoli.

Prisão

O médium está preso desde 16 de dezembro sob a acusação de violação sexual mediante fraude e dois crimes de estupro de vulnerável. Na quarta-feira a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP) informou que João de Deus está com infecção urinária.

João de Deus tem 77 anos, submeteu-se em 2015 a uma cirurgia e tratamento por causa de um câncer no estômago e, segundo a assessoria da Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium prestava atendimento espiritual, é cardiopata.

Médico particular

Em entrevista ao POPULAR, advogados do médium apontam ações que estão tomando em relação a sua saúde. Alberto Toron diz que deve se encontrar nesta sexta-feira (4) com João de Deus para discutir o que pode ser feito. Entre as alternativas apontadas por ele estão o pedido para que ele seja transferido para um hospital ou o acompanhamento de um médico particular. “Ele foi levado ao hospital e o hospital lhe deu alta. A ideia de ele ser mantido no hospital pressupõe a demonstração da necessidade da manutenção desses cuidados hospitalares. Uma das ideias é de um médico particular nos termos da Lei de Execução Penal, que autoriza o exame por médico particular, que esse profissional venha eventualmente examiná-lo, mas isso vai depender de uma avaliação. Vou estar com ele nesta sexta-feira e aí vai depender do que conversarmos”.

Exames

Além disso, Alex Neder, também membro da banca de defesa do médium, diz que outros exames foram solicitados. “Novos exames ainda não foram marcados. Foram pedidos e ainda estão sendo providenciados. Ele toma muitos remédios. A situação é delicada e entendemos que uma pessoa na idade dele deveria ficar hospitalizado. Depois que tudo tiver certo, aí tudo bem. Se for o caso de voltar, tudo bem. Se os próprios médicos pedem mais exames, é porque não exauriu o tratamento”. Segundo Neder, João de Deus fez vários exames de sangue, ultrassom e tomografia.