A universitária Juliana Pinatti Bardella, de Botucatu, interior de São Paulo, contou que descobriu uma trombose venosa cerebral após fazer o uso contínuo de anticoncepcionais, recomendados por um médico. A jovem narrou sua história pelo Facebook, nesta terça-feira (2).

Na publicação, ela conta que procurou uma médica por sentir fortes dores de cabeça, mas foi diagnosticada com enxaqueca e não foi pedido exames neurológicos mais profundos, mesmo apos Juliana insistir para fazer.

"Era sexta-feira, dois dias após ter ido ao hospital. Acordei pela manhã para ir à aula, quando fui levantar da cama minha perna direita não respondeu ao meu comando, mas com algum esforço levantei. Escovando os dentes percebi que minha mão direita também não estava normal. Tentei me vestir, sem sucesso. Aquilo estava muito estranho, então não fui a aula e resolvi esperar passar. Não passou", relatou.

Juliana teve também a visão prejudicada e mais dor de cabeça quando passou o efeito do remédio para enxaqueca passou. Ela afirma que não conseguiu fazer atividades simples do dia a dia, e por isso conseguiu autorização para fazer uma ressonância magnética. Após o exame, a universitária descobriu que está com trombose venosa cerebral. A doença é um tipo de acidente vascular cerebral em que um coágulo de sangue entope uma das veias do cérebro, impedindo a circulação de sangue e a oxigenação.

"Foi um choque, não consegui entender bem o que estava acontecendo, o médico me perguntou se eu tomava anticoncepcional, eu disse que sim, há cinco anos, e então ele disse que essa poderia ser a causa do problema. Cinco anos de Yaz, três ginecologistas diferentes, e nenhum me alertou sobre a trombose, mesmo perguntando a respeito, nenhum falou que seria um risco. Não tenho histórico familiar, não sou fumante e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose", explicou.

O texto foi compartilhado por 17 mil pessoas em menos de 24 horas e pode servir como um alerta para mulheres que usam anticoncepcionais.

juliana