O governo federal recebeu 81 pedidos de autorização para elaborar estudos de seis trechos ferroviários previstos no Programa de Investimentos em Logística (PIL). As Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) aos seis trechos ferroviários, somando 4.676 quilômetros (km), foram entregues por 19 grupos até ontem, fim do prazo para apresentação das proposições.

O trecho que recebeu o maior número de pedidos foi Sinop (MT) - Miritituba (PA), de 990 km. A ferrovia recebeu 16 propostas dos grupos interessados em impulsionar o novo corredor de exportação Hoje a carga que sai do Centro-Oeste segue pela BR-163 até Miritituba, onde é embarcada em barcaças. Dali seguem até os portos de Barcarena (PA) e Santana (AM).

Dois outros lotes aparecem em segundo lugar com 15 propostas: Estrela d’Oeste (SP) - Dourados (MS), de 659 km, e Sapezal (MT) - Porto Velho (RO), de 950 km. O trecho entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), de 457 quilômetros, recebeu 14 propostas. A ferrovia entre Anápolis (GO) a Corinto (MG), com 775 quilômetros, teve 11 propostas e a de Belo Horizonte (MG) e Guanambi (BA), com 845 quilômetros, recebeu 10 propostas.

A Portaria que vai autorizar a realização dos estudos deverá ser publicada pelo Ministério dos Transportes no Diário Oficial da União, mas somente na próxima semana.