O governo estadual, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais, está em contato direto com a Polícia Judiciária da Cidade do Porto, em Portugal,  de apurar o desaparecimento da goiana Rayane Kelly. A mãe da jovem, dona Shirley Fernandes, reuniu-se com o secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, para pedir a continuidade do apoio diplomático do governo de Goiás. 

O secretário entrou em contato com o diretor da Polícia Judiciária da Cidade do Porto, Henrique Noronha, para se inteirar como andam as investigações, iniciadas há alguns meses.

Para reforçar o pedido de empenho nas investigações, o governo estadual solicitou também o envolvimento do Ministério da Justiça brasileiro, através do Departamento de Polícia Federal, que igualmente realizou esforços neste sentido.  

Após meses de busca, a Polícia Judiciária do Porto informou que vai continuar procurando a brasileira, mas que a esperança de encontrar a Rayane Kelly diminui à medida que os depoimentos tomados dos muitos clientes do Café Zé dos Cães, que ela frequentava, pouco ou nada esclareciam.

O Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás informou que mantém os contatos com o diretor da Polícia Judiciária do Porto, e espera, dentro do alcance de suas possibilidades de ação, poder em breve receber e transmitir aos familiares, especialmente à mãe de Rayane, alguma notícia concreta a respeito do paradeiro de sua filha.

Relembre o caso

A goiana Rayane Kelly Fernandes (31), morava há dez anos na cidade do Porto, em Portuga. Ela desapareceu no dia 29 de setembro de 2015. A mãe de Rayane contou que recebeu ligações  de que a filha estava sendo torturada, entretanto o suposto torturador nunca pediu dinheiro para liberta-la. A mulher trabalhava em um café, em Portugal, onde foi vista pela última vez.

A goiana mantinha contato com a família por telefone e pelas redes sociais, porém, após o desaparecimento a família perdeu completamente o contato.