O diretor executivo da Fuvest, Antonio Evaldo Comune, espera que a concorrência para os cursos da Fuvest aumente neste ano, como consequência da redução do número de inscritos. "Quem optou por não fazer a prova neste ano são aqueles que estão menos preparados para a disputa", afirma. Para ele, entre os candidatos que deixaram de se inscrever estão os que não se empenharam nos estudos e quem não se motivou porque faria a prova como teste para vestibulares futuros.

Comune explica que o total de ausentes na última edição do vestibular - ano de recorde de inscrições - foi "fora do padrão histórico". "O índice de ausentes neste ano deve ser menor do que no ano passado exatamente porque quem não estava preparado não se inscreveu. Quem se inscreveu foi quem realmente queria fazer a prova". A abstenção neste vestibular, segundo a Fuvest, foi de 10,2%, ante 11,5% na edição anterior.

O diretor executivo explicou que as mudanças na forma de correção da redação neste ano não vão influenciar a nota ou o desempenho dos candidatos. "A pontuação de cada um dos quesitos da redação ia de 1 a 4. Agora, é de 1 a 5. É uma medição consolidada, adotada em outras provas, como o Enem e outros vestibulares. É uma mudança no caminho da transparência, uma vez que o aluno terá acesso a esses quesitos."