Integrante da chamada "bancada da bala", o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), coronel da reserva da Polícia Militar, criticou texto escrito pelo grupo parlamentar contrário à redução da maioridade penal. "Quem escreveu isso aqui ou fumou maconha estragada ou não sabe o que diz", afirmou da tribuna o deputado.

A discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) começou por volta das 20h20. Doze parlamentares falam a favor e doze contra. Somente depois dos debates é que a votação de fato começa. Ao concluir seu discurso, Fraga foi alvo de manifestação de estudantes que acompanham a sessão nas galerias do plenário.

Outros deputados da "bancada da bala", todos vestindo camisetas pretas onde se lê "Redução da maioridade penal já", reagiram. O Capitão Augusto (PR-SP) olhou para os manifestantes e friccionou os dedos em gesto feito para insinuar dinheiro. O deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) gritou contra os estudantes. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ameaçou retirar os manifestantes da galeria.

Contra

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) foi um dos parlamentares a falar contra a redução da maioridade penal. Segundo Valente, com a redução, o crime organizado passará a recrutar adolescentes ainda mais jovens, aumentando a criminalidade. "Reduzir a maioridade penal aumenta a violência na sociedade. Não diminui. É ineficaz", afirmou Valente. "Não somos vingadores. Somos legisladores. Temos que garantir o futuro da nossa juventude. O mesmo Estado que não acolhe, que não dá educação, cultura, lazer, não pode ser o Estado da punição", disse Ivan Valente.