A Fifa abriu investigações sobre a briga entre brasileiros e chilenos no intervalo do jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo, sábado passado, no Mineirão, e, com base em um vídeo da confusão, não descarta a punição de jogadores. A entidade não revela o nome dos envolvidos.

Nesta segunda-feira, a Fifa anunciou que Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da seleção brasileira, foi suspenso por um jogo da Copa por causa do soco que deu no atacante chileno Maurício Pinilla. Segundo a entidade, foi uma punição natural, porque ele foi expulso no jogo de sábado, o que só foi divulgado nesta segunda-feira.

A ordem na Fifa é de silêncio total sobre o caso. De um lado, a entidade precisa ser coerente e manter punições duras, depois da sanção contra o atacante uruguaio Luis Suárez. Mas, ao mesmo tempo, sabe do impacto que seria suspender jogadores brasileiros faltando três jogos para a final.

No domingo, a Fifa apenas indicou que o Comitê Disciplinar estava avaliando o caso e não revelou que Rodrigo Paiva havia sido expulso da partida. Mas a porta-voz da entidade, Delia Fischer, explicou que o assessor da CBF não era o único envolvido na confusão. "Não singularizem ele", recomendou aos jornalistas. Segundo ela, "tudo" seria avaliado.

A tentativa de dar a mínima visibilidade possível ao caso continuou nesta segunda-feira. Ao iniciar a coletiva de imprensa diária no Maracanã, a Fifa fez uma "atualização" das decisões do Comitê Disciplinar e citou apenas a suspensão de um jogador belga (Defour). Foi apenas quando a entrevista se encaminhava para o fim que um repórter questionou se havia alguma novidade sobre a briga no jogo entre Chile e Brasil, ocorrida na entrada dos vestiários, logo após o final do primeiro tempo. Delia Fischer, então, puxou um papel e leu uma declaração em que confirmava a abertura de uma investigação formal contra Rodrigo Paiva e a suspensão dele por uma partida.

Ao ser perguntada por que não deu a informação sobre a expulsão no dia seguinte do incidente, a porta-voz da Fifa afirmou que "não sabia". Questionada ainda porque não deu a informação ao mesmo tempo que fazia a atualização dos outros casos de disciplina, a assessora respondeu: "Porque eu sabia que alguém iria perguntar. Não precisava dar toda a informação de uma vez".

A reportagem ainda perguntou em três ocasiões qual teria sido o motivo da expulsão de Rodrigo Paiva no jogo entre Brasil e Chile. Depois de um silêncio, e com uma voz mais baixa, Delia Fischer disse: "Ele deu um soco".

"Respeito, como sempre respeitei, as decisões da Fifa. O caso está sendo investigado pelo Comitê Disciplinar da entidade e o mesmo já tem à sua disposição provas da conduta reprovável por parte de membros da delegação chilena e que trarão luz à verdade dos fatos", disse Rodrigo Paiva, ao comentar a punição nesta segunda-feira.

"O senhor Rodrigo Paiva, chefe de imprensa do Brasil, me agrediu com um soco no túnel sem razão. A Fifa não pode acobertar esse delinquente", escreveu Pinilla, numa rede social, ao falar sobre o caso nesta segunda-feira.