A empresa chinesa Shanghai Leishang Cosmetics, que fabrica o detergente em pó Qiaobi, pediu desculpas por uma propaganda sua.

No vídeo, que era veiculado nas redes sociais da China desde março, uma mulher chinesa está lavando roupa quando um homem negro, com manchas em sua roupa e em seu rosto, começa a flertar com ela.

A mulher aproxima seu rosto ao do homem, mas, em vez de lhe dar um beijo, coloca detergente na boca dele e o joga dentro de uma máquina de lavar.

Após passar por uma lavagem, o homem sai da máquina com feições asiáticas.

No YouTube, uma das publicações do vídeo alcançou mais de 7 milhões de visualizações.

A Shanghai Leishang Cosmetics disse no último sábado (28) condenar fortemente a discriminação racial.

A companhia expressou pesar pela controvérsia causada que, segundo a empresa, foi ampliada pela mídia.

Ao jornal chinês "The Global Times", um executivo da Leishang, identificado como Mr Wang, disse que os críticos do anúncio eram sensíveis demais e que o problema racial não fez parte da produção da propaganda.

Já um representante da marca de detergentes Qiaobi disse que o anúncio possuía um pouco de exagero artístico, mas a empresa não tinha intenção de demonstrar desrespeito a outras nacionalidades.

CÓPIA?
A controvérsia gerada pelo anúncio chinês fez usuários da internet se lembrarem de outra propaganda, dessa vez criada por uma empresa italiana há 10 anos e que pode ter sido a inspiração da Leishang.

No anúncio da empresa Coloreria Italiana a transformação acontece em sentido inverso.

O vídeo mostra uma mulher lavando roupas. Seu marido tem a pele branca, é franzino, e entra na cozinha vestindo apenas cueca e meias.

Como no anúncio da Leishang, a mulher joga o homem dentro da máquina de lavar. Senta sobre o equipamento para não deixá-lo sair durante o processo.

Ao final, o homem ressurge com a pele negra e musculoso, sob o olhar impressionado da mulher. Surge na tela o slogan "Colorido É Melhor".