A ex-modelo francesa Victoire Dauxerre, 23 anos, lançou o livro "Jamais tão magra: diário de uma top model", onde revela que aos 18 anos, durante oito meses, se alimentava de apenas três frutas por dia, alternadas com peixe e carne uma vez por semana. A obsessão em emagrecer deixou a modelo com 47 kg e usando o tamanho 32. Atualmente, ela pesa 54 kg e usa o tamanho de roupa 38.

Em entrevista à AFP, dada em janeiro deste ano, Victoire denunciou que foi empurrada para a anorexia, que perdeu cabelo e teve osteoporose.

A então modelo participou de desfiles de grandes estilistas nas passarelas de Nova York, Milão e Paris. "Nada disto vale se a tua frequência cardíaca está quase equivalente à de um morto".

Segundo Victoire, o objetivo do livro é conscientizar as modelos a evitar a anorexia, quebrando assim aquilo que chamou de "hipocrisia e lei do silêncio" no mundo da moda. No livro, ela também conta sobre os bastidores da moda. "Era horrível ver as modelos se enganarem, comendo de frente para às câmaras para depois vomitar ou desmaiar por falta de comida".