Os Estados Unidos cancelaram neste sábado (4) a suspensão de cerca de 60 mil vistos feita após o presidente Donald Trump assinar um decreto para restringir a imigração ao país.

A medida é consequência de uma liminar (decisão provisória) que bloqueou a aplicação do decreto de Trump, dada pelo Tribunal Federal de Seattle na sexta-feira (3). "Revertemos o cancelamento provisório dos vistos", disse um porta-voz do Departamento de Estado em um comunicado.

O governo americano havia suspendido cerca de 60 mil vistos após uma ordem executiva de Trump restringir o acesso de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão) aos Estados Unidos.

"Os indivíduos que tem vistos que não foram fisicamente cancelados podem viajar agora se seu visto estiver válido", acrescentou o comunicado.

"Os agentes do Departamento de Segurança Interna voltarão a inspecionar passageiros de acordo com a política padrão", disse o órgão, responsável pelo controle de fronteiras.

A Casa Branca disse acreditar que o decreto é "legal e apropriado" e recorreu na Justiça contra a suspensão. "A decisão deste chamado juiz, que essencialmente tira do nosso país o cumprimento da lei, é ridícula e será derrubada!.", disse Trump em uma rede social.

Após a decisão judicial, companhias aéreas voltaram a aceitar passageiros nascidos nos países incluídos no decreto de Trump em voos para solo americano.