Um jovem de 25 anos foi detido no estado de Nova York por suas supostas intenções de cometer um assassinato durante a noite do Ano Novo, inspirado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informaram nesta quinta-feira (31) fontes oficiais.

O detido foi identificado como Emanuel L. Lutchman, residente na cidade de Rochester, convertido ao islã, com histórico criminoso e problemas mentais, que assegura ter sido instruído pelo EI para realizar uma operação terrorista.

Segundo informaram em comunicado funcionários da procuradoria e do FBI, Lutchman está sendo acusado de tentativa de fornecer apoio material ao EI, incluindo sua intenção de "assassinar civis inocentes na noite de Ano Novo em nome dessa organização terrorista".

De acordo com a denúncia, o detido assegura que recebeu instruções nesse sentido de um integrante do EI fora dos Estados Unidos, como passo prévio para unir-se a esse grupo terrorista.

Desde novembro deste ano Lutchman manteve contatos com um informante nos quais expressou seu "firme apoio" ao EI e seu desejo de unir-se na Síria a esse grupo jihadista, que tem uma forte presença nesse país e no vizinho Iraque, segundo o FBI.

De acordo com o documento judicial, um dos contatos de Lutchman estava situado na Síria e lhe comunicou suas intenções de abandonar os Estados Unidos, "terra de infiéis", e somar-se à luta desse grupo terrorista.

A outro informante da polícia Lutchman enviou no fim de semana passado uma mensagem e uma gravação de áudio na qual jurava lealdade ao EI e a seu líder, Abubakar al-Baghdadi.

Tanto a essas pessoas como a outras, o agora detido lhes falou da possibilidade de utilizar uma panela de pressão com explosivos ou um facão e sequestrar várias pessoas em um restaurante para assassiná-las posteriormente.

Segundo a denúncia, Lutchman e um dos informantes compraram dois capuzes, duas facas, um facão e luvas de látex, entre outros objetos, e decidiram que gravariam um vídeo antes do atentado que estavam planejando.

"Felizmente, os agentes de segurança foram capazes de intervir e frustrar os planos mortais de Lutchman", afirmou o procurador-geral adjunto para Segurança Nacional, John P. Carlin.

As acusações que pesam agora sobre o detido podem acarretar uma pena máxima de 20 anos.

Em declarações por telefone a um canal local de televisão, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que Lutchman se converteu ao islã enquanto estava recluso no Centro Correcional de Attica, no norte do estado.

"Esteve em Attica, por roubo, se radicalizou pela internet e se transformou em partidário de um desses grupos terroristas", afirmou Cuomo, que comparou esse caso com o massacre do último mês de novembro na cidade californiana de San Bernardino.

A informação foi divulgada enquanto centenas de milhares de pessoas começavam a se reunir em Nova York para participar da tradicional cerimônia de fim de ano da Times Square, que nesta ocasião acontece em meio a medidas de segurança excepcionais.