A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília emitiu uma nota nesta terça-feira (24) afirmando que os cidadãos dos EUA que vivem nos Estados Unidos devem providenciar retorno imediato, “a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por um período indeterminado”. A informação é de que opções de voos comerciais permanecem disponíveis, mas que os números devem diminuir nos próximos dias. O documento cita o Aviso de Saúde Global de Nível 4, que indica que viagens deixem de ser realizadas.

A nota ressalta que muitos países estão implementando restrições de viagem e quarentenas obrigatórias, fechando as fronteiras e proibindo estrangeiros de entrar sem aviso prévio. Por esse motivo, companhias aéreas cancelaram muitos voos internacionais e várias operadoras de cruzeiros suspenderam suas operações ou cancelaram viagens. “Se você decidir fazer uma viagem internacional, seus planos de viagem podem ser desfeitos e você pode ser forçado a permanecer fora dos Estados Unidos por tempo indeterminado”, diz.

Para quem está saindo dos Estados Unidos ou já se encontra em outro país existem outros alertas. Entre elas a de que é preciso ter um plano de viagem que não dependa do Governo dos EUA para assistência.

Veja abaixo o restante dos voos comerciais disponíveis para os Estados Unidos que a Embaixada dos EUA em Brasília tem conhecimento, no dia 24 de março às 17:00. (Obs.: Todos os horários estão sujeitos à alteração):

 

United Airlines – de Rio de Janeiro (GIG) para Houston (IAH) – o último voo antes da suspensão da rota, será no dia 24 de março.

 United Airlines – de São Paulo (GRU) para Washington (IAD) – o último voo antes da suspensão da rota, será no dia 25 de março.

United Airlines – de São Paulo (GRU) para Chicado (ORD) – o último voo antes da suspensão da rota, será no dia 25 de março.

United Airlines – de São Paulo (GRU) para Newark (EWR) – o último voo antes da suspensão da rota, será no dia 28 de março.

United Airlines – de São Paulo (GRU) para Houston (IAH) – espera-se que o serviço diário continue até 3 de maio.

Delta Airlines – de Rio de Janeiro (GIG) para Atlanta (ATL) – opera diariamente (sujeito a alterações).

Delta Airlines – de São Paulo (GRU) para Atlanta (ATL) – opera diariamente (sujeito a alterações).

Delta Airlines – de São Paulo (GRU) para Nova York (JFK) – opera diariamente (sujeito a alterações).

Azul – Campinas (VCP) para Fort Lauderdale (FLL) – os horários foram reduzidos para quatro voos por semana no mês de março e somente um voo por semana no mês de abril.

Azul – Campinas (VCP) para Orlando (MCO) – os horários foram reduzidos para quatro voos por semana no mês de março e somente um voo por semana no mês de abril.

LATAM – São Paulo (GRU) para Miami (MIA) – espera-se que haja redução de horários.

LATAM – São Paulo (GRU) para Nova York (JFK) – espera-se que haja redução de horários.

LATAM – São Paulo (GRU) para Boston (BOS) – espera-se que haja redução de horários.

 LATAM – São Paulo (GRU) para Orlando (MCO) – espera-se que haja redução de horários.