O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (13) que o ex-diretor do FBI James Comey é responsável por vazar informações sigilosas e defendeu que o norte-americano seja processado.

Newsletter O POPULAR - Receba no seu e-mail informação de confiança

* preenchimento obrigatório

"James Comey é um comprovado VAZADOS E MENTIROSO. Praticamente todo o mundo em Washington achava que ele deveria ser demitido pelo trabalho horroroso que ele fez - até que ele foi, de fato, demitido", escreveu o magnata em sua conta no Twitter.

De acordo com Trump, Comey "vazou informação sigilosa e devia ser processado por isso", principalmente porque ele "mentiu para o Congresso SOB JURAMENTO".

Ontem (12), a imprensa norte-americana revelou alguns trechos do livro de memórias escrito por Comey. Chamada "A higher loyalty" ("Uma lealdade superior", em tradução livre), a publicação ainda não foi lançada oficialmente. Nele, o ex-chefe do FBI chamou o magnata de mafioso.

Além disso, ele acusou Trump de ser antiético e de não prezar pela verdade. Comey ainda revelou que o governo do republicano é movido pelo ego e pela lealdade pessoal.

Segundo Comey , todos esses fatores de Trump o fizeram relembrar dos tempos em que era promotor em Nova York, na qual combatia organizações mafiosas. Comey, que investigava o "caso Rússia", foi demitido do cargo de diretor do FBI em maio de 2017 pelo republicano. Com a demissão, o caso da suposta interferência russa nas eleições norte-americanas foi passado para Robert Mueller.