Os eleitores americanos vão às urnas hoje escolher o 45º presidente dos Estados Unidos, além de 435 deputados, representando os 50 Estados de acordo com sua população, e 34 novos senadores para compor a instituição, que tem cem membros. No páreo para a Casa Branca, estão dois nomes muito conhecidos, com perfis e propostas bem diferentes (veja o gráfico na página 5). A democrata Hillary Clinton é esposa do ex-presidente Bill Clinton e ex-secretária de Estado do governo de Barack Obama. Já o republicano Donald Trump é um empresário mundialmente conhecido, com investimentos em diversas áreas e opiniões bem polêmicas. A expectativa é que o resultado seja anunciado na madrugada de hoje para quarta (horário de Brasília). Já a posse deverá ser no dia 20 de janeiro.

O embate entre os dois candidatos já protagonizou a eleição mais acirrada e polêmica dos últimos tempos, dividindo o país em dois grupos de adeptos. Como a eleição nos Estados Unidos é definida por meio dos delegados estaduais, o pleito se decidirá pela votação dos chamados estados-chave, onde Hillary e Trump têm se digladiado nos últimos dias – Flórida, Carolina do Norte, Nevada, New Hampshire, Michigan, Iowa, Colorado, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Wisconsin.

Polêmicas

Durante a campanha, os dois candidatos se envolveram em várias polêmicas. Trump adotou um discurso anti-imigração com opiniões nada convergentes, como a construção de um muro entre o seu país e o México. Além disso, o republicano teve de enfrentar várias acusações de assédio sexual que teria cometido nos últimos anos.
Já Hillary além de problemas de saúde – que os republicanos utilizaram como discurso -, as investigações do FBI sobre um servidor privado de e-mails que a candidata teria utilizado quando foi secretária de Estado.
Nos Estados Unidos a eleição é indireta, ou seja, os candidatos não são eleitos diretamente pelo povo e sim por um colégio eleitoral. Os votos dos eleitores de cada estado (ainda que dados para candidatos específicos) servem para eleger delegados no Colégio Eleitoral. São estes os responsáveis pela escolha final do futuro presidente. Como há 538 delegados, para que um candidato ganhe as eleições presidenciais é preciso alcançar metade do total mais um. Ou seja, precisa ter 270 votos.

Pesquisas gerais

Em levantamento ABC/ Washington Post, Hillary está 5 pontos porcentuais à frente do empresário - 48% ante 43% de Trump. Na mesma pesquisa divulgada sexta-feira, Clinton liderava com 47% a 44%. Já na pesquisa NBC/Wall Street Journal, Hillary tem 44% contra 40% de Donald Trump.
Enquanto isso, o site especializado RealClearPolitics, que analisa a média de todas as pesquisas, indica que a vantagem de Hillary é de apenas pouco mais de um ponto porcentual, 46,4% a 45,0%. No sábado, a disputas entre os dois candidatos estava em 46,6% a 44,9%.