Uma pequena parte do discurso inaugural do presidente Donald Trump pode ter soado familiar para aqueles que se lembram de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Como uma comparação lado a lado por Timothy Burke aponta, parte da mensagem populista do novo presidente era semelhante ao que Bane disse ao povo de Gotham depois de tomar o controle de sua cidade.

Aqui está uma parte do que Trump disse à multidão de Washington DC: "A cerimônia de hoje, no entanto, tem um significado muito especial porque hoje não estamos apenas transferindo o poder de uma administração para outra ou de uma parte para outra, mas estamos transferindo o poder de Washington, e dando-lhe de volta para você, o povo."

O que Bane disse nos degraus da prisão Blackgate de Gotham é muito similar: "Nós tomamos Gotham dos corruptos, os ricos, os opressores das gerações que os mantiveram como mitos e nós o damos a vocês, o povo".

Comediantes tentaram comparar Trump com um vilão da ficção por semanas, com Mark Hamill gravando tweets de Trump na voz do Coringa - e o artista de Nova York, R. Sikoryak, colocando Trump em capas clássicas de quadrinhos.