O diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Mário Freire Filho, afirmou na tarde desta sexta-feira (14) que deverá proibir sorrisos na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo Mário, ficou decidido após reunião do órgão em Brasília na última terça-feira (12), que as fotos do documento devem seguir o padrão dos passaportes, onde sorrisos não são permitidos. O prazo para normatização da nova regra não foi definido ainda.

ENTENDA

Uma polêmica em torno do sorriso na CNH começou no final de junho, quando o fotógrafo Filipe de Oliveira Borges, natural de Sete Lagoas, em Minas Gerais, publicou em seu perfil no Facebook a história da saga que enfrentou para poder sair sorrindo na foto de sua habilitação. Ele afirmou que teve que insistir muito com a clínica que registrava a imagem para conseguir garantir o sorriso no documento.

Em apenas três semanas, a postagem feita por Filipe teve mais de 126 mil curtidas, quase 30 mil compartilhamentos e cerca de 17 mil comentários.

DETRAN PAULISTA LANÇA CAMPANHA

Após a imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do fotógrafo Filipe de Oliveira Borges viralizar na internet, por conta do sorriso ostentado pelo motorista no documento, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou na última terça-feira (11) uma campanha no Twitter intitulada "Vai ter sorrisão pra CNH, sim!".

Subindo a hashtag "#CNHlacradora", o órgão pede para que os seguidores motivem os futuros motoristas e aqueles que forem renovar o documento a sorrirem na foto. "Passe essa informação adiante: Você pode sorrir para foto da CNH, sim", afirma o perfil do Detran paulista.