Um desafio cultural está rolando na internet e no universo dos blogs nacionais: o 52 livros em 52 semanas. Como o nome já diz, os leitores precisam se desdobrar para conseguir ler 52 livros em 52 semanas do ano.

Em Palmas, Luma Nunes Marinho, de 23 anos, resolveu encarar o desafio. Mesmo sendo coordenadora de uma papelaria aqui na Capital e dona de um blog voltado à literatura, funções de certa forma ligadas à cultura, a tarefa não está sendo nada fácil. “Fiquei relutante no inicio porque não queria que ler fosse algo obrigatório ou uma rotina chata. Mas com o tempo fui percebendo que eu tenho uma rotina pra tudo, então por que não ter uma para meu hobby favorito também?”, explicou.

Luma, que sempre foi uma leitora voraz, chegando a ler 11 livros em um mês, resolveu aderir ao desafio por sentir que estava mudando sua rotina e o meu habito de ler foi diminuindo. “Essa situação me incomodou. Foi então que conheci através de um blog o desafio 52 livros em 52 semanas, tendo que ler um livro por semana. Então comecei”, contou.

A jovem tem um método para conseguir realizar o desafio com êxito. “Tomava o cuidado de dividir as páginas dos livros por sete e lia minha cota de paginas do dia. Metade antes de levantar de manhã e metade antes de ir dormir. Agora, estou um pouco mais relaxada. Já aconteceu de conseguir dois livros em 48 horas e ler um só em 15 dias. Não me cobro muito, um sucesso acaba cobrindo uma falta”, explicou.

Estilos e legado

O estilo de literatura preferido de Luma é o romances New Adults, onde os protagonistas estão na faixa etária dos 18 aos 20 anos e ainda não se estabeleceram na vida. Mas o desafio também a ajudou a expandir a mente para os outros gêneros. “Já rolou drama, suspense e Young Adult. Procuro ficar atenta para que uma das leituras do mês seja ou um clássico ou um livro em inglês, até agora li um clássico e seis livros em inglês”, contou Luma.

Além do conhecimento, o desafio também traz outros legados à leitora assídua. “Ando comprando muitos livros e a maioria deles eu vendo a um preço simbólico ou faço doação. Mas os que eu gosto, que é a maioria, fica comigo” brinca.

Luma também faz resenhas de todas as leituras em seu blog e nas suas mídias sociais. “Estou amando a experiência e sempre tenho amigos que me chamam para ler junto com eles, quando começo a desanimar e isso faz toda a diferença” comemora.

Dicas de leitura

Simon VS. A Agenda Homo Sapiens de Becky Albertalli

Lugares Escuros de Gillian Flynn

Não Olhe Para Trás de Jennifer L. Armentrout

Resenhas no www.blogantesdascinco.com