Os deputados federais do Tocantins César Halum (PRB) e Professora Dorinha (DEM) ficaram retidos em um hotel, na cidade de Istambul, na Turquia, onde aconteceu uma tentativa de golpe de Estado por parte de uma ala das Forças Armadas do país. 

Os parlamentares foram à Turquia acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, conhecidos como Gymnasiade,  que acontecem em Trabzon. A comitiva inclui atletas brasileiros e outros três deputados. A competição esportiva foi suspensa durante os conflitos, mas já foi retomada. 

Segundo comunicado da assessoria da deputada Professora Dorinha, o retorno dos parlamentares ao brasil estava previsto para sábado (16), mas o aeroporto de Istambul foi fechado com os conflitos. "Apesar do momento de tensão, a assessoria informa que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira", diz o texto do comunicado. 

Em sua página no Facebook, o deputado César Halum publicou um vídeo dizendo que está tudo bem e descreveu um pouco do que aconteceu. "Estamos com recomendação de nem sair na porta do hotel", disse. 

Confira: