Cuba planeja produzir neste ano 100 milhões de doses da Soberana02, imunizante desenvolvido pelo país contra a Covid-19. De acordo com Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay, centro governamental de ciência sediado em Havana e dedicado à pesquisa e fabricação de vacinas, toda a população deve ser vacinada em 2021.

Em um vídeo divulgado nessa quinta-feira (4) pelo canal TelesurTV, Verez disse que os turistas que visitarem Cuba em 2021 poderão receber o imunizante.

“Certamente, estamos planejando produzir até 100 milhões de doses da SoberanaO2. Se tudo sair bem, este ano vamos vacinar toda a população cubana”, declarou Verez. O país tem 11,3 milhões da habitantes. “E os turistas, se assim o quiserem, terão a opção de se vacinarem em Cuba”, completou.

Além da Soberana02, o país está desenvolvendo outras três vacinas contra a Covid-19. Diferentemente de outros países em desenvolvimento, Cuba possui uma poderosa divisão de biotecnologia e seus próprios laboratórios. A Soberana02 é a vacina que está mais avançada nos testes.

A pesquisa cubana se concentra nas “vacinas baseadas em partículas semelhantes ao vírus, que apresentam vantagens em termos de capacidade de fortalecer e ativar o sistema imunológico”, disse Gerardo Guillén, diretor de pesquisa biomédica do CIGB (Centro de Imunologia Molecular e no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia da Finlay), em junho.

Cuba também é um dos países que pode fabricar o imunizante russo Sputnik V.