Os organizadores da conferência internacional Love and Sex with Robots (LSR, ou Amo e Sexo com Robôs, em tradução livre) foram pegos de surpresa depois que as autoridades da Malásia declararam o evento ilegal.

A conferência é organizada por David Levy, autor de um livro que defende a formação de relações de robôs com humanos no futuro, e Adrian Cheok.

“Estamos completamente surpresos e não sabemos como proceder, já que não preparamos um plano de emergência”, declarou Cheok.

Segundo o chefe de polícia Khalid Abu Bakar, que anunciou a ilegalidade do evento, a conferência é “ridícula”. Ele ainda declarou que “não há nada de científico em fazer sexo com máquinas.”

A LSR já havia recebido até o momento 15 trabalhos acadêmicos que seriam apresentados e discutidos ao longo da conferência.

O evento faz parte da agenda do Advances in Computer Entertainment Technology (Avanços em Tecnologia de Entretenimento de Computador), que está programado para 16 de novembro. Apesar da ilegalidade da conferência de sexo com robôs, o evento principal ainda poderá acontecer.