Um colégio da Zona Norte do Rio de Janeiro decidiu acabar com a especificação do uniforme escolar conforme o gênero do aluno. A partir da normativa divulgada na segunda-feira (19), pelo site do Colégio Pedro II, os alunos poderão escolher se querem usar saia ou calça, independente de serem do sexo feminino ou masculino.

O fim da diferenciação foi justificada pelo reitor da unidade, Oscar Hallack, como forma de “contribuir para que não haja sofrimento desnecessário entre aqueles que se colocam com uma identidade de gênero diferente daquela que a sociedade determina” e que a escola deve estar vinculada com o tempo e momento histórico.

A flexibilização é prevista na Resolução nº 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).

Em junho deste ano, os alunos da instituição fizeram um protesto contra comentários machistas feitos por estudantes do Colégio Militar do Estado nas redes sociais sobre o tamanho da saia do uniforme do Colégio Pedro II. Por meio do “saiato”, meninos e meninas usaram a vestimenta, até então, feminina para afirmar que todos poderiam assistir as aulas vestindo saia.

A decisão possibilita ainda o uso do uniforme de Educação Física durante o verão, devido ao calor. A medida já era adotada nos últimos dois anos.