A empresa de segurança digital Kaspersky confirmou nesta quarta-feira (25) que os sistemas do aeroporto internacional de Odessa e do metrô de Kiev, na Ucrânia, além de meios de comunicação e mais de 200 entidades da Rússia, da Turquia e da Alemanha foram afetados por um ciberataque iniciada na última terça (24).

O vírus BadRabbit foi o responsável pelo ocorrido. As vítimas abriram manualmente o arquivo, que se apresentava como um programa de atualização do Adobe Flash. Segundo pesquisadores de segurança, o BadRabbit é do tipo ransomware e sequestra os dados dos usuários afetados, liberando-os apenas após pagamento em moedas virtuais.

O metrô da capital ucraniana, que foi atingido no último mês de junho por outro ciberataque, não estava aceitando pagamento com cartões. No aeroporto de Odessa, alguns voos foram adiados. No entanto, o Banco Central da Ucrânia afirmou que não foi afetado.

A Interfax, uma das maiores agências de notícias da Rússia, ficou com seu site inacessível. Empresas da Turquia e da Alemanha foram afetadas, porém em menor escala.