Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, concluiu que casais que ficam bêbados juntos, tendem a permanecer um ao lado do outro por mais tempo e a ficarem felizes com mais frequência.

A pesquisa ouviu 2.767 casais acima dos 50 anos e que já tinham passado por mais de 33 verões um ao lado do outro. Os resultados do estudo, publicado pelo "The Journals of Gerontology Series B: Psychological Series", mostraram que, nos relacionamentos onde uma pessoa permanecia sóbria enquanto a parceira bebia, o casal vivia mais períodos de insatisfação. Neste ponto, as esposas foram as que mais apresentaram queixas, por se sentirem incomodadas com o comportamento de seus maridos.

De acordo com Kira Birditt, doutora pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não há uma razão científica clara para a insatisfação, mas a qualidade do relacionamento pode estar ligada à prática de atividades em conjunto, inclusive o consumo de bebidas alcoólicas.

O OUTRO LADO

No entanto, os pesquisadores chamam a atenção para o índice elevado de ingestão de bebidas alcoólicas e para o mal que a atitude pode fazer ao relacionamento. Segundo dados do estudo, um em cada cinco homens entrevistados alegaram que tiveram sérios problemas com o álcool. 6% das mulheres também afirmaram que passaram pela mesma situação.

Apesar de não participar do estudo, Fred Blow, doutor também pela Universidade de Michigan, afirmou que o quadro inverso, ou seja, a abstenção do consumo de bebidas alcoólicas, pode gerar sucesso no relacionamento. "Beberrões têm relações complicadas com as pessoas, principalmente com seus parceiros. Essa é uma questão importante que também deve ser vista", disse, em entrevista à Reuters.