Treze pessoas foram presas, entre eles o bispo de Formosa, Dom José Ronaldo Ribeiro, durante a Operação Caifás, deflagrada na manhã desta segunda-feira (19) pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). A ação, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha suspeita de desviar recursos da Igreja Católica, também cumpre de busca e apreensão naquele município, em Posse e em Planaltina. 

De acordo com o MP-GO, o grupo alvo da operação desviava recursos da cúria (administração central) da Diocese da Igreja Católica de Formosa, bem como de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades. Os recursos eram provenientes de dízimos, de doações, de taxas como batismo e casamento, e de arrecadações festivas de dinheiro proveniente de fiéis. 

O caso, mostrado com exclusividade pelo POPULAR na reportagem Fiéis protestam por transparência em contas de igreja, no dia 11 de dezembro do ano passado, chegou ao conhecimento do MP-GO por denúncias dos próprios fiéis, que apontaram que as irregularidades estariam acontecendo pelo menos desde 2015.

Dentre os 23 mandados previstos, estão sendo cumpridos 13 de prisão e dez de busca e apreensão, todos contra lideranças religiosas ou administrativas ligadas à Igreja Católica. São nove de prisão e cinco de busca e apreensão em Formosa; três de prisão e quatro de busca e apreensão em Posse; e um de prisão e um de busca e apreensão em Planaltina.

A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MP-GO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.