O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nessa terça-feira (2) novas ordens para promover a reunificação de familiares separados pelas políticas de imigração de seu antecessor na Casa Branca, Donald Trump. A ordem executiva cria uma força-tarefa para reunir familiares e assegurar garantir não voltem a acontecer separações nos postos de vigilância fronteiriça dos EUA.

“Isso elimina a mancha que essas separações causaram em nossa reputação“, afirmou o democrata.

Agindo na contramão das políticas de Trump, Joe Biden assinou diversas medidas para reverter as políticas de migração mais rígidas adotadas no período de governo do republicano.

Estão entre elas a reunificação de familiares separados, a suspensão de obras de ampliação do muro na fronteira com o México e a criação de um programa social para promover melhores condições de vida nos países de origem da maioria dos imigrantes.

O democrata, no entanto, encontra resistência às mudanças. Em 20 de janeiro, Biden anunciou uma pausa de 100 dias nas deportações de imigrantes para que as regras vigentes sejam reavaliadas. A medida foi bloqueada 6 dias depois pelo juiz Drew Tipton, do Texas, atendendo a pedido apresentado pelo procurador-geral do Estado, Ken Paxton.

Para que os imigrantes não sofram com as políticas rígidas, Biden procura meios de fortalecer parcerias entre EUA e países de origem da maioria dos imigrantes. Para isso, o democrata oferece programas sociais que buscam evitar a saída de novos imigrantes rumo aos Estados Unidos.