O policial militar Jarbas Colferai Neto, de 23 anos, fingiu ser a namorada dele e marcou um encontro com o atleta Matheus Garcia Vasconcelos Alves, de 24 anos, onde matou o rapaz com um tiro na nuca, na noite de segunda-feira (18), no centro de São Vicente (SP). De acordo com a investigação, Jarbas tinha ciúmes da namorada, que mantinha contato com o jogador de hóquei.

As imagens das câmeras de monitoramento de imóveis da rua gravaram a ação e mostram quando Matheus chega em um carro, conduzido por um motorista de aplicativo. Ele sai do veículo e é abordado pelo policial, que tira o celular da mão dele, o obriga a virar de costas, colocar as mãos na cabeça, ajoelhar e atira na nuca do atleta.

Matheus foi socorrido, mas morreu a caminho do Hospital Municipal. Ele estava com um carregador de celular, porém o aparelho não havia sido encontrado na ocasião.

A primeira hipótese da Polícia Civil foi latrocínio, mas os policiais encontraram mensagens de momentos antes do assassinato e a hipótese foi descartada. A PC informou que o esportista e a namorada do soldado falavam através de um aplicativo, onde foi marcado o encontro, que aconteceria em uma rua tranquila, sem muito fluxo de pessoas.

A Polícia Militar disse que Jarbas "não exercia atividades operacionais, estando apenas com atribuições do serviço administrativo, por responder a Processo Administrativo Exoneratório, desde o final do ano passado". Por determinação da Justiça, o soldado foi preso e está no presídio Romão Gomes, em São Paulo.

Esportista
Matheus chegou a integrar a Seleção Brasileira, disputando campeonatos no exterior. "Não dá para imaginar uma coisa dessas. O menino sempre teve muito talento. Eu tenho um filho de 25 anos, da idade dele, e é difícil. Nós decretamos luto e vamos homenageá-lo", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Moacir Júnior.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de Hóquei vai criar um troféu para homenagear Matheus.