A menos de um mês das eleições municipais, os eleitores que ainda estão perdidos podem contar com uma ajuda extra: os aplicativos de celular.

Até mesmo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou mão do artifício para orientar o eleitor. Criado para disponibilizar informações sobre os candidatos, o aplicativo Candidaturas 2016 já foi baixado mais de 50 mil vezes para Android.

Segundo o TSE, o app permite "obter informações dos postulantes aos cargos de prefeitos e vice, além de (...) todos os vereadores". Entre os dados disponíveis, estão informações pessoais e declarações de bens.
Os usuários também podem criar uma lista de favoritos com aqueles em quem pretendem votar.

Além do Candidaturas, o órgão desenvolveu o Agenda JE, onde é possível consultar o calendário eleitoral. O download de ambos pode ser feito em aparelhos Android e iPhone.

Os aplicativos Consultar Título e Eleições 2016 estão disponíveis somente para Android. O primeiro é dedicado ao eleitor que não sabe o local de votação. O app não somente indica o endereço, mas também informa se a situação do título está regular.

Assim como no aplicativo do TSE, no Eleições 2016 o usuário também pode favoritar os candidatos de sua preferência. A diferença é que nele também consegue checar os mais favoritados pelos outros.

Por fim, o app Eleito por mim, desenvolvido para IOS e Android, promete ser um Tinder das eleições. Primeiramente, o usuário marca seus interesses e responde uma série de perguntas relativas a temas políticos. Em seguida, o aplicativo indica qual candidato se encaixa melhor com as suas causas. O banco de dados, entretanto, ainda está em fase inicial.

Todos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente.