Escolas, parte do comércio e órgãos públicos de Bauru, no interior de SP, fecharam no fim da manhã desta terça-feira (24) após uma rebelião em um presídio da cidade que terminou com 152 fugitivos.

De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de São Paulo, até as 14h50, 90 deles já haviam sido recapturados. A secretaria afirma todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado.

O tumulto no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Bauru começou por volta das 8h30, quando um agente penitenciário surpreendeu um dos presos com um celular, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.

Com a fuga em massa, a Prefeitura de Bauru fechou as portas de todos os equipamentos municipais, com exceção das unidades de saúde e atendimentos de urgência e emergência, "por medida de segurança". A administração disse que seguiu orientação do comando da Polícia Militar. Às 14h, os órgãos da prefeitura reabriram para atendimento ao público.

Assim que boatos sobre assaltos a lojas do centro da cidade começaram a surgir nas redes sociais, a região do calçadão da Batista de Carvalho, centro comercial de Bauru, ficou quase deserta. Os comerciantes fecharam as lojas com medo de possíveis roubos. "A gente achou melhor, por precaução, fechar as portas", comenta Aldemiro José Alves, diretor da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Bauru.

Algumas lojas abriram depois das 14h, com a volta dos serviços da prefeitura, mas a maior parte do comércio decidiu voltar a reabrir só na quarta-feira (25). "Eu não vi policiais na rua e fiquei com medo. Vamos esperar saber dos recapturados", disse Rafael Cavaca, dono de uma loja na zona sul da cidade.

A SAP informou que a situação dentro do presídio já está controlada e que a Polícia Militar, com ajuda do Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes de segurança penitenciária, realizam a contagem dos presos. Contudo, a secretaria não informou quantos presos fugiram e quantos foram recapturados.

O helicóptero Águia, da PM, percorre a cidade para ajudar a localizar os detentos fugitivos. A penitenciária, que foi inaugurada em 1955, fica na altura do km 349 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

A unidade tem capacidade para 1.124 detentos, mas abriga atualmente 1.430 em regime semiaberto -podem sair para trabalhar durante o dia, mas precisam retornar para a unidade à noite.

De acordo com a SAP, 208 presos trabalham fora da unidade, exercendo atividades externas, outros 65 em empresas dentro da unidade e 358 trabalham em atividades de manutenção do próprio presídio.