Tradicionalmente, o bacalhau toma conta das mesas das famílias brasileiras na Páscoa, porém, para quem já está cansado dele ou até mesmo para quem quer inovar com uma solução caseira e bem mais econômica, entra em ação a tilápia. Rica em nutrientes como vitaminas e minerais, o peixe agrada o paladar até dos mais exigentes por ser um filé sem grande quantidade de gordura, não ter espinho e nem couro. Confira algumas receitas para o almoço deste feriado.

RECEITAS


LASANHA DE TILÁPIA PASCAL

Ingredientes

Massa para lasanha de sua preferência (pré-cozida)

500 g de muçarela ralada grosseiramente

500g de parmesão ralado grosseiramente

Para o recheio:

1 kg de filé de tilápia

1 xícara de vinho branco

2 xícaras de tomate picado

2 xícaras de tomate cereja ao meio

1 xícara de alcaparras

2 cebolas em tirinhas

1 cabeça de alho finamente picada

1 talo de salsão picado finamente

100 ml de azeite extra virgem

Sal, cebolinha e salsinha a gosto

Para o molho:

1 cebolas grande ralada

2 alhos poro picados finamente

2 colheres de manteiga

4 colheres de sopa de farinha de trigo

1 litro de leite

Manjericão a gosto

Noz-moscada moída

Modo de preparo

Para a tilápia:

Lave bem os filés de peixe e incorpore todos os ingredientes, exceto os tomates. Asse em forno pré-aquecido por 20 minutos. Depois desfie os files com um garfo ali mesmo no pirex e acrescente os tomates a cebolinha, a salsinha e reserve um pouco dessa mistura para decoração.

Para o molho:

Em uma panela coloque a cebola e a manteiga e deixe refogar. Acrescente o alho poro e a farinha para dourar, mais não muito. Logo após acrescente o leite e mexa bem e por último jogue uma pitada de noz-moscada e finalize com manjericão.

Montagem da lasanha

Em um recipiente grande coloque um pouco do molho, depois a massa e sobre a massa, o recheio de tilápia. Vá alternando massa e recheio, como achar melhor, mas sempre molhando bem a massa com o molho. Por fim misture os queijos e cubra a lasanha.

Para finalizar:

Coloque a lasanha no forno já pré-aquecido a 180°C e deixe aproximadamente de 20 a 30 minutos. Decore com um pouco do recheio, alho poró e manjericão e sirva para a família no domingo de páscoa, que vai se encantar.

Rendimento: 10 porções

Receita: chef Emiliana Azambuja


TILÁPIA DELÍCIA

Ingredientes

1 kg de tilápia temperada a gosto

1 caixa de creme de leite

1 copo de requeijão

1 pacote de couve fatiada e refogada

1 pacote de coco tostado

50 ml de leite de coco

8 fatias de muçarela

1 cebola picadinha

1 colher de farinha de trigo (para o molho)

3 colheres de manteiga

100 ml de leite

Raiz de coentro

Farinha de trigo para empanar

2 ovos batidos

Farinha de rosca para empanar

5 bananas prata fatiada

Modo de fazer

Para empanar a tilápia, passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, leve para fritar em óleo quente para ficar bem crocante.

Unte uma refratária com um pouco de manteiga e coloque o peixe frito nela e reserve. Refogue a cebola com a manteiga deixe suar coloque a farinha até dourar, vai colocando o leite aos poucos, coloque a raiz do coentro deixe ferver até ficar um molho cremoso, coloque o leite de coco para finalizar o molho.

No liquidificador, bata o creme de leite com o requeijão junte com o molho branco e reserve.

Grelhe a banana prata com um pouco de manteiga até ficarem douradas.

Montagem:

Na travessa com os peixe coloque a couve refogada em seguida coloque a banana grelhada, o queijo muçarela e por último o molho branco. Leve o peixe ao forno até derreter o queijo e por último finalize com o coco tostado.

Serve 4 pessoas

Receita: chef Bethy Alves

Benefícios

A tilápia é rica em proteínas e pobre em calorias e gorduras, por isso pode ser indicada para a perda de peso, por ser uma boa maneira de reduzir a ingestão calórica, enquanto continua oferecendo ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento.

A tilápia possui em sua composição um mineral essencial para a saúde humana, o fósforo, que é a matéria essencial para o crescimento ósseo, e necessário para a manutenção dos dentes e das unhas.

A tilápia também conta com alto teor de selênio, um mineral antioxidante, que esta diretamente ligado a redução de doenças cardíacas, estimulador de vitamina E e C e melhoram a qualidade da pele.

Rica em Ômega-3, que é diretamente ligado à redução dos níveis de colesterol e triglicérides, e rica em potássio, um vasodilatador que reduz a pressão sanguínea.

Fonte: Nutricionista Fernanda Resende, especialista em Clínica Esportiva