Um grande estudo feito dos Estados Unidos descobriu um detalhe perturbador sobre a morte: mesmo quando seu corpo não tem mais sinais vitais, sua consciência ainda funciona. Ou seja: você sabe que está morto. Isso significa que, teoricamente, alguém pode mesmo ouvir sua própria morte sendo anunciada por médicos.

De acordo com o site Independent, a afirmação foi feita pelo Dr. Sam Parnia, diretor de pesquisa de cuidados intensivos e ressuscitação na NYU Langone School of Medicine em Nova York. Ele e sua equipe estudaram pessoas que sofreram uma parada cardíaca, morreram tecnicamente, mas depois foram revividas. É o maior estudo desse tipo já realizado.

Alguns dos que foram analisados disseram ter consciência de conversas completas e verem coisas que estavam acontecendo ao seu redor, mesmo depois de serem declaradas mortas.  Essas informações foram verificadas pela equipe médica e de enfermagem que estava presente no momento da morte.

Na medicina, o ato de morrer é definido como o ponto em que o coração já não bate e o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido. No entanto, há evidências que sugerem que há uma explosão de energia cerebral quando alguém morre.