O governo austríaco afirmou que planeja demolir a casa onde nasceu Adolf Hitler e, no lugar, construir um novo prédio, num esforço para apagar qualquer ligação com o nascimento do ditador nazista.

O ministro do Interior, Wolfgang Sobotka, disse nesta segunda (17) que "uma remodelagem arquitetônica completa é necessária para prevenir permanentemente o reconhecimento e o simbolismo do prédio".

Sobotks afirmou que quer garantir a eliminação de uma associação do local, hoje um ponto ocasional de peregrinação de neo-nazistas em Braunau am Inn, com o ditador.

"A casa de Hitler será destruída. As fundações poderão ser conservadas, mas será construído um novo edifício", declarou o ministro Wolfgang Sobotka ao jornal austríaco "Die Presse", acrescentando que a nova construção será destinada ao uso "beneficente ou administrativo".

A dona do imóvel se recusou, no passado, a vender o prédio. Não está claro, até o momento, se a proprietária mudou de ideia ou se o governo contornou a negativa de alguma forma.

Em julho, o governo apresentou uma proposta de desapropriação do imóvel. Na época, a proposta deveria ser analisada pelo Parlamento do país.

Desde a década de 1970, o governo aluga a casa por cerca de 5 mil euros. O local já abrigou uma biblioteca, um banco e um centro para pessoas com deficiência.