Alguns Estados da Índia começaram a flexibilizar as restrições, já que o país registrou o menor número diário de casos em quase dois meses no sábado (5). No domingo (6), o recorde se repetiu, chegando a 101.232 novos casos em 24 horas, segundo dados do painel Worldometer.

A capital do país, Nova Déli, autorizou a reabertura do comércio em dias alternados. Escritórios também podem funcionar, mas com 50% da capacidade máxima. As informações são da agência Reuters.

“A situação do coronavírus em Nova Déli está melhorando”, disse o ministro Arvind Kejriwal em entrevista à imprensa.

Os hospitais na capital indiana passaram por crise na oferta de oxigênio e de leitos em maio, quando o país passou por uma forte onda da pandemia.

Em 19 de maio, a Índia se tornou o país com o maior número de mortes por covid-19 em 24 horas do mundo. Segundo dados oficiais do governo, foram 4.529 mortes em um dia, número que superou o recorde anterior de 4.475 mortes registradas pelos Estados Unidos em 12 de janeiro.

Nesta segunda-feira, as ações indianas terminaram em alta, impulsionadas pela reabertura da economia, conforme informado pela Reuters.

A Índia é o 2º país do mundo com mais mortes por covid-19, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São 349.293 vítimas da pandemia no país asiático e 612.370 nos EUA. Os dados são do painel Worldometer, atualizados às 11h45 desta segunda-feira (7).