Pouco mais de um mês após ter tomado posse, o diretor de Arte e Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), Toninho Borges, anunciou sua saída da pasta. Alegando motivos pessoais, Borges informou ontem, ao Jornal do Tocantins, que já entregou o pedido de exoneração ao governador Sandoval Cardoso (SD) e aguarda o despacho para os próximos dias.

Borges havia assumido a pasta depois da saída atribulada do ex-gestor, J.Bulhões, que foi exonerado depois de conflitos em torno dos editais de cultura. Depois de nomeado, Toninho Borges levou 25 dias para tomar posse. Hoje, justifica a dificuldade de compatibilizar a agenda de músico com a de gestor da pasta. “Neste final de semana, retomo o Projeto Arte e Cultura na Praça e, em setembro, inicio o da Caatinga ao Cerrado, ambos frutos de editais, e dos quais não posso abrir mão”, disse ele.

 

Saída

Apesar do pouco tempo, Borges considera que já deixa avanços na pasta, como a homologação dos editais de cultura e o início da elaboração do Sistema Estadual de Cultura. “Mesmo fora da diretoria, vou continuar acompanhando este processo, como membro da sociedade civil e músico”, afirmou.

Sobre as manifestações recentes da classe artística em torno do governo, Borges disse que falta compreensão. “Não vi abandono por parte do Estado. O que acontece é que o governo precisava se reorganizar. Quanto aos editais, é um processo demorado em qualquer lugar do País. Falta entender como funciona”, ressaltou, acrescentando que a classe precisa se unir para buscar soluções junto ao sistema, não para lutar contra ele.

“O artista tem que buscar meios de se manter independente dos editais. Ele não deve ser bancado pelo Estado, mas pelo seu trabalho”, frisou.

 

Seduc

Em nota, a Seduc informou que, assim que houver uma decisão quanto à diretoria, o nome do novo responsável será anunciado e que, até então, as ações serão geridas pela Secretaria de Educação Básica e Cultura, à qual a diretoria é vinculada.

Entenda

Toninho Borges foi nomeado diretor de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) após a saída de J. Bulhões, e demorou 25 dias para tomar posse. Ontem, um mês e dez dias após ser empossado, ele anunciou a saída do cargo, por motivos pessoais.