Artistas das mais variadas áreas têm uma boa oportunidade para tirar aquele projeto da gaveta ou começar um novo porque o Rumos Itaú Cultural está com as inscrições abertas. Em coletiva de lançamento do edital 2019-2020 realizada na manhã da última segunda-feira, 2, em São Paulo, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, destacou que o edital tem o objetivo principal de ser plural e diverso, podendo ter projetos de diversos lugares e sobre inúmeras temáticas relacionadas a arte e cultura local, regional e nacional. 

"Com esse edital nós queremos garantir que o Rumos seja plural com diversidade de projetos, na forma de abordar os proponentes, também geograficamente e, acima de tudo, plural no seu espírito", afirmou. 

Podem participar do edital pessoas físicas com mais de 16 anos, entidades privadas com ou sem fins lucrativos e pessoas jurídicas. O edital passou por um processo de mudança em 2013 e, atualmente, tem como destaque a desburocratização na inscrição a fim de facilitar a participação de todas as partes do País. 

"Reafirmamos a importância e potência de continuar dialogando com o Brasil, algo tão escasso e complexo em tempos de redes sociais, algoritmos e fake news, nós teremos as caravanas em todos os estados que passarão pelas capitais também com esse intuito de dialogar regionalmente", explicou, lembrando que participantes das comissões de avaliação e seleção se reúnem nas capitais com artistas para tirar dúvidas e dar detalhes do processo seletivo para que as pessoas tenham mais facilidade na hora de "passar a ideia para o papel". 

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de colocar o nome social durante a inscrição do projeto, o que contempla o respeito as pessoas transsexuais, além de um limite de valor para projetos de pessoas físicas que antes não tinha. Neste edital, os projetos com orçamento bruto de até R$ 70 mil podem ser enviados, já para pessoas jurídicas não há teto de valor. 

No último ano o investimento no processo e nos projetos selecionados girou em torno de R$ 15 milhões. "A ideia é que nesse edital a gente amplie, depende mais da dinâmica, do número de inscritos", afirmou o diretor. 

Em complemento, a gerente de comunicação lembrou os pontos mais importantes que devem haver nos projetos. "O que importa é ter criatividade, inovação, singularidade, relevância para a região e consistência para observar viabilidade de execução mesmo, porque depois de selecionado, cada proponente tem um produtor para ajudar em todas as etapas para que a execução seja feita da melhor forma e não fica tudo para o artista resolver sozinho", ressaltou.

Caminhada pelas capitais

Em Palmas, já tem data marcada para esse encontro da Caminhada Rumos, importante para que haja uma maior representação do Tocantins no edital. No próximo dia 21 deste mês o gerente de Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira, e gerente de Infraestrutura de Produção, Gilberto Labor, estarão na capital Tocantinense, em local ainda a ser definido, e o evento será aberto para toda a população. 

"Centro-oeste e Norte são nossas dificuldades hoje em questão de número de inscritos e temos feito mais barulho nesses locais para ter mais participações. A gente precisa de inscrições para nos impactar ainda mais, ter esses lugares mais bem representados. Dificilmente há um edital numericamente com muita força no Norte porque esses lugares se sentem não contemplados e não se inscrevem. Nosso desafio é dar mais potência para esses que estão vindo e fazer crescer", considerou a gerente de comunicação do Itaú Cultural, Aninha de Fátima.

"Temos que propagar para que se inscrevam mais e ampliar o número de projetos para avaliação. Temos um processo de equidade e ali quando percebemos que tem algo diferente já separamos, mas é preciso divulgar mais para ter essa amplitude", considerou a curadora do Rumos e pesquisadora de Belém (PA), Vânia Leal. 

O Rumos é um dos editais públicos pioneiros do Brasil com mais de 64 mil projetos inscritos em 22 anos de existência, 1400 deles selecionados que já impactaram mais de sete milhões de pessoas no Brasil e Exterior. 

Preservação da memória

Durante a coletiva, o diretor do Itaú Cultural adiantou que no próximo ano está previsto o lançamento de um novo edital voltado para preservação e documentação da memória do País e suas expressões culturais. "No ano que vem teremos chamamento público, além do Rumos, só para projetos de memória, é claro que as pessoas podem continuar inscrevendo no edital atual, mas o novo é muito mais focado em digitalização, mapeamento de acervos porque cresceu muito nos últimos anos", frisou o diretor. 

Segundo Saron, o País não tem política pública para artes nem para memória, algo considerado de suma importância. "Precisamos dar uma luz maior para isso, não há inovação sem conservação, são coisas que não podem estar desconetadas", considerou. 

Tocantins representado

Nos últimos anos o Tocantins esteve representado no edital Rumos com em média 65 inscrições nos últimos três anos. Em 2015/2016 houve três projetos selecionados e já no último ano um  selecionado entre 63 inscrições no Estado. O artista Heitor Martins Oliveira, de Palmas, com o projeto "Coletivo N-S-L-O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea" foi selecionado na modalidade criação e desenvolvimento. A proposição parceira do Itaú tem impactos no Tocantins, Rio Grande do Norte, São Paulo e Colômbia.

As inscrições são gratuitas e seguem até  18 de outubro de 2019, sendo que cada proponente pode enviar um projeto. As proposições passam por duas seleções, sendo a primeira de avaliação com mais de 40 pessoas de várias áreas de conhecimento e mais 24 da comissão de seleção final. "Garantimos uma leitura de especialista e mais três olhares, podendo ter mais dependendo do número de inscrições", completou Aninha de Fátima.

Confira mais detalhes do edital em rumositaucultural.org.br.

*A jornalista Lauane dos Santos esteve presente na coletiva de imprensa, em São Paulo, à convite do Itaú Cultural.