O jornalista, escritor e compositor José Sebastião Pinheiro, também conhecido como Tião Pinheiro, receberá o primeiro ‘Troféu Jornalismo Tião Pinheiro’, honraria dedicada a grandes nomes da comunicação tocantinense que ajudaram no desenvolvimento e na divulgação do cenário cultural. 

O prêmio, criado esse ano pela comissão organizadora do evento, recebeu o nome do jornalista pelo seu pioneirismo no Tocantins. O troféu será entregue todos os anos a um jornalista que contribui para a difusão da cultura no Estado.

O repórter cinematográfico José Sidinei Madalena também será homenageado em outra premiação do evento, o troféu ‘Você na Tela de Cinema’, entregue a pioneiros no registro cinematográfico e na formação da história de Palmas ao longo de seus 30 anos.

As duas premiações ocorrerão ao longo da quarta edição do Festival de Cinema Estudantil 'Você na Tela' na próxima sexta-feira, 25, às 19h no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Tião Pinheiro

Natural de Monte Alegre de Goiás, Tião Pinheiro é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo). 

Jornalista com 42 anos de profissão, ele também é poeta com cinco livros publicados, compositor com três discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Jr, o franco-argentino Jean Pierre Noher, a argentina Belén Pasqualini, entre outros. 

Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o prêmio ‘Tiokô de Comunicação’ (o mais importante de Goiás) da União Brasileira de Escritores-Goiás, por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio ‘Abraciclo de Jornalismo’ em nível nacional, entre outros. 

Como jornalista, atuou nos jornais Folha de Goyaz e O Popular (Goiânia), fez assessorias nas áreas empresarial, política e cultural e desde 1988 é editor-chefe do Jornal do Tocantins, função que divide com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da rádio CBN Tocantins (Palmas e Araguaína).

José Sidinei Madalena

Natural de Araguatins, o repórter cinematográfico José Sidney Madalena Marques foi coordenador de programação da TV Anhanguera no Estado, entre 1986 a 1991 e ajudou a implantar a TV Comunicatins, a TV Palmas, entre 1989 a 1995.
Pelas lentes de Madalena foram documentados importantes momentos da construção do Tocantins e de Palmas. Madalena atuou como cinegrafista do comitê Pró Criação do Estado do Tocantins e registrou as primeiras imagens da criação e implantação da Capital, da qual foi um dos primeiros moradores.  Madalena trabalha atualmente na Assembleia Legislativa e mantém um site com imagens e matérias jornalísticas antigas sobre o Tocantins.

 ‘Você na Tela’ 

O ‘Você na Tela’ promove a formação e produção audiovisual entre o público estudantil de Palmas. É uma realização da Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Escola de Saúde Pública, Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Spatium Produtora, e conta com recursos de emenda parlamentar.