A escolha do nome nem sempre é fácil, as vezes a inspiração vem do próprio animal e outras do que está em alta no momento. Esse foi o caso do pequeno Thor, que chegou na família da estudante Victória de Oliveira Martins em 2018. “Estávamos pensando em um monte de nomes diferentes. Então minha irmã e minha mãe gostaram de Thor, por causa do filme Thor Ragnarok e acabou ficando. Até, quando minha irmã vai dar alguma bronca nele, ela o chama de Thor Ragnarok”, conta ela que também é dona de Kiara e Pitucha.

Thor foi o nome de cachorros machos preferidos para os brasileiros no último ano, assim como Mel foi o mais escolhida para as femeas, conforme o Censo Canino 2018 realizado pela DogHero, um aplicativo que conecta 'pais' e 'mães' de cachorros a passeadores e anfitriões que hospedam o bicho de estimação em casa.

Melissa Cristina, conhecida como Mel, também está na lista. Ela é o animal de estimação da Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante há quatro anos. “Ela apareceu na rua da casa da minha mãe, magrinha e com uma lesão”, comenta. Após um tempo, Patrícia resolveu adotar a cachorrinha já que na casa de sua mãe já havia outros três animais de estimação.

“Ela é uma cadela super dócil, brincalhona, amorosa e esperta. Então, resolvi dar esse nome para ela, que é um doce... um mel. Mas quando ela aprontava não atendia pelo nome carinhoso, então assim como uma criança, só respeita quando a mãe chama pelo nome completo, daí surgiu a Melissa Cristina”, relata.

Pesquisa

Além dos nomes mais escolhidos, o Censo revelou mudanças na lista dos dez nomes mais escolhidos pelos tutores do 2017 para 2018. A base de dados da pesquisa contou com mais de 670 mil pets e analisou, além dos nomes, idade, gênero e raça dos pequenos.

Sofia, que estava no top dez de 2017 para as fêmeas, saiu do ranking para a estreia do nome Maia. No grupo dos machos, Cacau foi o queridinho e entrou na lista pela primeira vez. Luna subiu de quarto para terceiro, em relação a 2017, já Julie caiu de oitavo para décimo. Entre os machos, Bob foi de sexto para terceiro lugar, ficando atrás somente de Luke e Thor.

Com relação às raças mais populares, os vira-latas lideram a lista pelo terceiro ano consecutivo. A pesquisa mostrou que eles ficam à frente de linhagens como shih tzu e yorkshire.  Um dos queridinhos, o pug caiu de posição, saindo do sexto lugar e descendo para o décimo em um ano. Já o poodle, que não estava no top dez em 2017, ficou em quarto lugar. O spitz alemão saiu do ranking e o labrador se manteve no nono lugar.

Entre os cães cadastrados na DogHero, 19,1% têm dois anos; 17% têm três anos; 14,7% têm quatro anos; 10,8% têm 5 anos; 7,8% têm 6 anos; 5,9% têm 7 anos e 4,7% têm 8 anos. Deles, 51,7% são machos.
 

Nomes de cachorros para fêmeas

1. Mel
2. Nina
3. Luna
4. Mag
5. Lola
6. Amora
7. Bellinha
8. Bela
9. Maia
10. Julie

Nomes de cachorros para machos
1. Thor
2. Luke
3. Bob
4. Fred
5. Teo
6. Billy
7. Cacau
8. Marley
9. Nick
10. Zeus

Raças de cachorros mais populares em 2018
1. Vira-lata
2. Shih tzu
3. Yorkshire
4. Poodle
5. Lhasa Apso
6. Buldogue francês
7. Golden Retriever
8. Maltês
9. Labrador
10. Pug